A EMPRESA


A história da CALLIA ESTRUTURAS DE MADEIRA, é praticamente a história da vida de seu fundador, o Engenheiro Edmundo Callia.

 

Edmundo Callia nasceu no dia 02 de outubro de 1920 na pequena cidade de Polignano a Mare, província de Bari, situada ao sul da Itália e veio para o Brasil com pouca idade. Estudou no Grupo Escolar Oswaldo Cruz, e cursou ginásio no Colégio Dante Alighieri, em São Paulo. Foi quando ingressou na faculdade Politécnica da USP que tomou seu primeiro contato com a madeira. Obteve um estágio no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e, durante dois anos, trabalhou na seção de madeiras, realizando os mais diversos tipos de ensaio em peças estruturais. Edmundo, aluno notável, logo foi descoberto por um de seus professores, o qual começou a lhe dar aulas particulares de estrutura, cálculo e desenho. Este professor chamava-se Albanese, e era italiano. Após sua formação na Politécnica, Edmundo saiu então com uma formação bastante razoável na âmbito das estruturas em madeira. Seu primeiro emprego foi numa firma de construção de telhados. Após 2 anos nesta firma, fundou a CALLIA & CALLIA LTDA, com seu irmão, em 08 de abril de 1949. A primeira obra da empresa foi a cúpula do templo da igreja de Vila Formosa, existente até os dias de hoje. Houveram muitas obras notáveis no decorrer de sua carreira, como por exemplo o cinema Valparaíso, no bairro de Santana, São Paulo, com um vão livre de 64m, todo em madeira.


Foi nessa época que inovou as estruturas de madeira no Brasil, sendo o pioneiro no cálculo e execução de estruturas lamelares, com seus trabalhos publicados no Instituto de Engenharia, e válidos até hoje em dia. A primeira estrutura lamelar do Brasil é de sua autoria, e foi construída em Piracicaba, com um vão de 29m. Até então as vigas laminadas eram todas feitas no local da obra, sendo moldadas sobre cavaletes, coladas, parafusadas e prensadas. Foi então que, em 1965, houve a oportunidade de se fabricar tais vigas numa indústria, chamada de LAMINARCO. Fundada pelo seu irmão, Vinício Callia, as estruturas de madeira começaram a ser industrializadas, com peças de qualquer formato e curvatura com até 12m de vão, em madeira Pinho Araucária. Duas das obras notáveis feitas com as vigas LAMINARCO são o clube de Jaó em Goiânia, Goiás e o clube militar de Brasília.


Ao longo de seus quase 60 anos de existência, a CALLIA ESTRUTURAS DE MADEIRA realizou centenas de obras e mais de 3000 projetos no Brasil, América Latina e Europa.


Todos nós com o mesmo propósito, a favor da madeira onde lhe é pertinente, e com soluções inovadoras, tanto artisticamente quanto tecnologicamente.
 

A Callia Estruturas de Madeira foi fundada em 08 de Abril de 1949, pelo Engenheiro Edmundo Callia.


Formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, juntamente com seu irmão, criaram a firma que recebeu o nome original de: Callia e Callia Ltda.


Especializada em estruturas de madeira, desde sua fundação, revelou-se uma empresa inovadora e sempre adiante do seu tempo. Propondo soluções criativas e com técnica arrojada, desde sua primeira obra, a cúpula da Igreja de Vila Formosa, existente ate os dias de hoje, ou o telhado do Cine Valparaizo, no bairro de Santana, com 64 metros de vão livre, todo em madeira.


Edmundo Callia inovou as estruturas de madeira nos anos 50, quando pioneiro, introduziu no Brasil as estruturas lamelares, com seus trabalhos e estudos publicados pelo Instituto de Engenharia e validos até hoje.


Desenvolveu, calculou e executou a primeira cobertura desse gênero em Piracicaba, com 29 metros de vão livre.
A empresa também implementou grandemente, as estruturas laminadas, arcos, pórticos e vigas, refinando seu uso e custo beneficio, introduzindo soluções inovadoras de montagem.


Em 1965 inovou o mercado de estruturas de madeira introduzindo as primeiras vigas de madeira laminadas industrializadas. Fundada por seu irmão Vinicius Walter Callia a Laminarco Madeira Industrial passou a produzir, em escala industrial, fornecendo vigas e arcos de quaisquer formatos e raios de curvatura. Duas expressivas obras realizadas com esses produtos foram o Clube Jaó em Goiânia e o Clube Naval em Brasília, projetos arquitetônicos do grande arquiteto Sergio Bernardes.


Em meados dos anos 70 a entrada do Engenheiro Edmundo Callia Junior, trouxe novos ares para a empresa que nessa época assumiu a atual denominação.


Mantendo o espírito inovador de seus fundadores, a empresa introduz, atendendo os anseios de arquitetos como Marcos Tomanik, as vigas curvas invertidas, estruturas que apresentavam curvas catenárias, precisamente calculadas, que revolucionaram os desenhos dos telhados.


Nos anos 80 novo passo adiante, a Laminarco e a Callia, desenvolvem o primeiro sistema construtivo para telhados associando peças de madeira e conectores metálicos padronizados, tornando mais baratas e rápidas as montagens das estruturas, principalmente para galpões agrícolas, industriais, esportivos e hangares.


Foi também no final dos anos 80 que a Callia introduz o sistema TRAVA, treliças mistas de madeira e metal, para galpões industriais, para vãos de ate 12 metros.


Nesse período, Edmundo Callia Junior, desenvolveu a primeira estrutura espacial em madeira, em Birigui, Estado de São Paulo, utilizando vigas laminadas em uma estrutura piramidal, vencendo vãos de 40 metros.


Nos anos 90, ambas as empresas, quando ainda não se falava de sustentabilidade ou preocupações com o meio ambiente, a Callia e a Laminarco, já trabalhavam com o aproveitamento total dos resíduos e derivados de suas produções, procurando soluções limpas e econômicas, inclusive com reflorestamento próprio.


Foram as primeiras empresas a aplicar madeiras de reflorestamento em estruturas, enfrentando as criticas daqueles que viam essas madeiras como sendo de categoria inferior.


No final dos anos 90 e inicio do novo século, a Callia Estruturas de Madeira começa a desenvolver projetos estruturais introduzindo o Eucalipto como recurso estrutural e em parceria com a empresa Tora, desenvolve grandes projetos e obras, como os grandes resorts Club Med Troncoso e Galé Mares entre outros.


Ao longo desses 60 anos de existência executamos centenas de obras, mais de 3000 projetos no Brasil, America Latina e Europa.
Essa é a Callia Estruturas de Madeira, uma empresa moderna, atual e pronta para os novos desafios do futuro, pronta para atender você.

 
Lliria Bryana Designers